Maquiagem, como tudo começou.

A maquiagem é um artigo de beleza indispensável na vida de todas nós mulheres, seja para ir ao shopping, trabalhar ou ir para balada, sempre passamos algo, nem que seja só um batom, e vocês sabiam que essa “arte” de se maquiar é muito antiga? Pois é, no post de hoje eu vou contar um pouquinho da história da maquiagem, vamos lá?!
Como já dissemos, o uso da maquiagem é bem antigo, tanto quanto o Egito, e foi exatamente lá onde tudo começou, os Faraós consideravam o uso da sombra essencial, para eles era como uma proteção do Deus do Sol,  Rá. Lá no Egito, a maior referência que eles tinham dessa arte era Cleópatra, pois ela tomava banho com leite, cobria as faces com argila e maquiava os olhos com de Khol. As romanas, para clarear suas peles usavam máscaras noturnas feitas com vários ingredientes como farinha de favas, miolo de pão e leite de jumento. Mas nem tudo foi tão fácil assim, na Roma antiga houve um processo de indignação masculina contra esse artifício feminino e o Parlamento Inglês no final do século XVIII, recebeu uma proposta de lei que fazia com que a pena das mulheres que se maquiavam fosse igual a das que praticavam bruxaria. Mas mesmo depois de tanta revolta e tanta propaganda contra, esse ato de se maquiar tornou-se moda desde o sec. XVII. Nos anos 20, a sociedade começou a imitar os astros que atuavam em Hollywood e usavam desse tão belo artifício, como Rodolfo Valentino, Gloria Swanson e Mary Pickford. Os cosméticos viraram febre no sec.XX , quando em Paris houve uma verdadeira revolução na história do Batom, quando o mesmo passou a ser embalado em um tubo e vendido em cartucho, logo após, para ressaltar ainda mais o amor dos consumidores por essa arte, surge a bela Marilyn Monroe exibindo uma linda maquiagem clara com os lábios vermelhos intenso, ressaltando a feminilidade e sensualidade. 

Nos anos 60, a explosão de juventude tomou conta da moda dos cosméticos, a maquiagem passou a ser essencial e fabricada principalmente para o público jovem, o forte daquela época era os olhos bem marcados e lábios bem claros, logo após surgem os estojos que vinham com lápis, pincel batons, e sombras. Nos anos 70, era um lançamento atrás do outro, as cores mais fortes vieram à tona e sempre tinha um famoso estilista que lançava uma nova coleção e sempre junto era lançando uma nova cor de sombra ou de batom, a partir daí começaram a lançar cosméticos unidos aos protetores solar, hidratantes de pele, controle de envelhecimento, e assim, a indústria de cosméticos passou por outra revolução, aliando propriedades para garantir a beleza de suas consumidoras e a partir daí, esse beneficio provocado pelos cosméticos ganhou uma importância fundamental, aliados ao uso de produtos naturais e ecologicamente corretos. E assim foi, até chegar nos dias de hoje, onde cada vez mais tecnologia é usada em benefícios dos cosméticos e de seus consumidores.

0 comentários:

Postar um comentário