História do perfume

Alguém já te contou como foi criado o perfume? Como a primeira essência foi produzida? Não? Pra você que sempre teve curiosidade em saber quem foram os precursores da arte de fazer essências, no post de hoje eu vou contar um pouquinho da história desse cosmético indispensável nas nossas vidas. 

Tudo começou bem lá atrás, quando o homem começou a fazer o fogo (bem antigo, não é?). Ele percebeu que quando queimadas, algumas plantas exalavam um cheirinho agradável, esse nome “perfume” é derivado do latim “per fumum” e o significado dele é “através da fumaça “ (tudo haver com o modo que foi criado). Esse “ritual” de queimar as plantas era um ato simbólico e religioso, essas plantas queimadas eram oferecidas em forma de sacrifício, e em troca, os Deuses fariam favores a eles. Eram usadas ervas como sândalo, casca de canela, raízes e etc. Como naquela época a escrita não era muito utilizada, muito pouco dessas composições ficaram guardadas, mas uma ficou gravada, encontra-se no livro do Êxodo, capitulo 30, eram usados quatro ingredientes bastante usados nos dias de hoje, o que muda muito era a forma com que eram manuseados, eles são Mirra, Cássia, Cortiça de árvore de canela e Óleo de Cálamo Aromático. No sec. XII na França foi oficializado o primeiro cargo de perfumista, quem ocupou esse cargo foi Felipe Augusto, mas ainda sim demoraram mais 500 anos para essa profissão e seu estatuto serem regularizados, quem os regularizou foi  Luiz XIV. 

Viram há quanto tempo que esse cosmético essencial é fabricado?  Pois é, e nos tempos de hoje não dá pra viver sem ter um perfuminho amigo, não é? Nada melhor que tomar um banho bem gostoso, se arrumar, ficar bem linda e terminar o look com algumas borrifadas dessa aguinha mágica que dá tempero ao nosso dia. E você, tá afim de encontrar o perfume certo? Dê uma olhadinha na nossa loja, eu tenho certeza que terá um que combina direitinho com o seu estilo! Beijinhos e até a próxima.

0 comentários:

Postar um comentário